A- A A+

Teorias da migração internacional e a multidisciplinaridade

Artigo: Teorias da migração internacional e o desafio da multidisciplinaridade: uma breve análise sobre a Teoria da Escolha Racional e do Capital Social - Por Tuíla Botega

O presente artigo se debruça sobre a análise do paradigma da Escolha Racional e da teoria do Capital Social, a partir de suas aplicações teóricas nos estudos sobre migração internacional. A contraposição do enfoque individual – trabalhado na ciência política e na teoria econômica neoclássica – e do coletivo – elucidado a partir do conceito de capital social e da análise de redes sociais – respectivamente, sugere que o princípio da racionalidade da ação é necessário, mas não seria suficiente para explicar toda a diversidade e complexidade do fenômeno migratório. Em decorrência a isso, surge a demanda por enfoques multidisciplinares para este campo de estudo. 

Palavras-chave: migração internacional; teorias da migração; escolha racional; análise de redes sociais; multidisciplinaridade.

Clique aqui para ler o artigo completo

NOTÍCIAS

Tanzania: Human Trafficking Getting Worrisome

COMPARTILHE

Despite the high level of abuse that prevails in domestic service in Tanzanian urban centres, the occupation remains one of the most common jobs for children, particularly girls.

Leia mais...

Britons favour Jewish migrants over Muslims, Roma - study

COMPARTILHE

 This is according to a new study by the Centre for Social Investigation in Nuffield College, Oxford, which traced different attitudes towards immigration in Europe. The figures also revealed that negative attitudes towards migrants did not correlate to high levels of immigration. 

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook