A- A A+

Teorias da migração internacional e a multidisciplinaridade

Artigo: Teorias da migração internacional e o desafio da multidisciplinaridade: uma breve análise sobre a Teoria da Escolha Racional e do Capital Social - Por Tuíla Botega

O presente artigo se debruça sobre a análise do paradigma da Escolha Racional e da teoria do Capital Social, a partir de suas aplicações teóricas nos estudos sobre migração internacional. A contraposição do enfoque individual – trabalhado na ciência política e na teoria econômica neoclássica – e do coletivo – elucidado a partir do conceito de capital social e da análise de redes sociais – respectivamente, sugere que o princípio da racionalidade da ação é necessário, mas não seria suficiente para explicar toda a diversidade e complexidade do fenômeno migratório. Em decorrência a isso, surge a demanda por enfoques multidisciplinares para este campo de estudo. 

Palavras-chave: migração internacional; teorias da migração; escolha racional; análise de redes sociais; multidisciplinaridade.

Clique aqui para ler o artigo completo

NOTÍCIAS

Obispos de México y EU examinan plan para migrantes

COMPARTILHE

Como parte de las actividades de la reunión Tex-Mex, entre obispos, sacerdotes y laicos estadunidenses y mexicanos, que se realiza en San Juan Del Valle, diócesis de Brownsville, Texas, se han compartido diversas "inquietudes del momento actual, tan difícil y apremiante que están viviendo nuestros hermanos migrantes, en ambos países", señaló Alfonso Miranda Guardiola, secretario general de la Conferencia del Episcopado Mexicano (CEM).

Leia mais...

Migranti, il fondatore di Msf: "Ok a polizia su navi delle Ong"

COMPARTILHE

Il fondatore di Medici senza Frontiere, Bernard Kouchner, in un'intervista a Repubblica non condivide la scelta dell'Ong di abbandonare le missioni in risposta al Codice Ong del governo italiano e alla stretta della marina libica davanti alle coste di Tripoli.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook