A- A A+

As mulheres no contexto das políticas migratórias

As mulheres no contexto das políticas migratórias - Resenha nº 93 - 4º trimestre de 2013 - Delia Dutra

Atualmente a migração feminina internacional precisa ser pensada no contexto de globalização econômica, política e cultural, sem com isso desconhecer o caráter histórico desse processo.

Os fluxos migratórios de mulheres pelo mundo se configuram como fenômenos que participam do processo de globalização fazendo-se presentes no cotidiano de sociedades que, de forma enganosa, prometem alternativas de vida mais atraente para aquelas que sonham em mudar e dar outras chances para suas famílias.

Saskia Sassen lembra que não podemos perder de vista que os fenômenos globais se configuram também no interior do nacional, do local, do microssocial. Portanto, os fluxos migratórios internacionais em geral, e os das mulheres em particular, devem, sobretudo, ser pensados como participantes de processos de mudanças que para nós se apresentam como “inevitáveis”, pela força da sua consistência líquida – seguindo o conceito de Bauman. A migração feminina internacional parece aumentar o seu caudal e se espalhar cada vez mais depressa, não somente pela dimensão quantitativa do fenômeno, mas, também, pelas formas que ela cobra, nos mais diversos cantos do planeta.

Clique aqui para ler o artigo completo

Clique aqui para acessar à Resenha completa

NOTÍCIAS

In missione nella banlieue le suore “tate” dei bimbi islamici

COMPARTILHE

Tre monache vivono da cinque anni in un appartamento nel comune più povero dell’hinterland parigino. In mezzo a immigrati di novanta nazionalità differenti, insegnano alle donne a scrivere e aiutano i bambini

Leia mais...

Massive Rise in Attacks on Migrants in Germany Since Unprecedented 2015 Influx

COMPARTILHE

Germany saw more than 3,500 attacks against refugees and asylum shelters last year, interior ministry data showed, amounting to nearly 10 acts of anti-migrant violence a day as the country grapples with a record influx of newcomers.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook