A- A A+

Mulheres do sul também migram para o sul, paraguaias no Brasil

de Delia Dutra. 
O presente texto analisa a experiência vivida por mulheres migrantes paraguaias residentes no Brasil.Toma-se como ponto de partida para a análise a perspectiva das próprias mulheres protagonistas do processo migratório. Busca-se identificar as dificuldades enfrentadas no âmbito familiar, na vida profissional, as possibilidades de acesso a serviços, as políticas migratórias existentes e as perspectivas de retorno. Trabalha-se com a premissa de a migração ser vista como uma alternativa para fugir a situações de pobreza e exclusão do mercado de trabalho no país de origem. A pesquisa aponta que as migrantes que se deslocam entre países da América do Sul também sofrem a problemática da segregação ocupacional.

Leia o artigo.

NOTÍCIAS

Polícia liberta peruanos vítimas de trabalho escravo em confecção de SP

COMPARTILHE

 A Polícia Civil libertou 18 peruanos vítimas de trabalho escravo em uma oficina de costura clandestina no bairro da Penha, na Zona Leste de São Paulo. Eles também eram mantidos em cárcere privado no local por um boliviano de 28 anos, que era o empregador e foi preso em flagrante.

Leia mais...

Un anuncio con muchas lagunas

COMPARTILHE

 El anuncio del Gobierno de su intención de devolver la atención sanitaria en los centros de salud (primaria) a los inmigrantes sin papeles presenta muchas incógnitas.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook