A- A A+

Por uma compreensão mais ampla das migrações forçadas

"Por uma compreensão mais ampla das migrações forçadas" - Resenha n° 96 - 3° trimestre de 2014 -Tuíla Botega

A mobilidade humana no atual contexto de globalização, especialmente no que se refere à migração internacional, é marcada por uma maior diversificação dos fluxos e dos tipos de migrantes (migrantes laborais, qualificados ou não, estudantes, solicitantes de refúgio e refugiados). Tudo isso configura um quadro complexo e de múltiplas variáveis – sociais, culturais, psicológicas, econômicas, jurídicas, etc. – que fica evidente quando analisamos as migrações forçadas.

Realidades como os conflitos na Síria, Iraque e África, as crianças migrantes na América Central, a chegada de migrantes haitianos e refugiados africanos no Brasil, entre outros evidenciam situações de vulnerabilidade às quais os migrantes forçados ficam expostos e também ressaltam o risco de se cair em falsas redes de proteção, o que pode levar a graves situações de exploração.

Clique aqui para ler o artigo completo 

Clique aqui para acessar à Resenha completa

  

NOTÍCIAS

Igreja reconhece "invisíveis" que trabalham embarcados

COMPARTILHE

 No texto da mensagem do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes por ocasião deste evento, destaca-se inicialmente que “para transportar mercadorias e produtos por todo o mundo, a economia global confia em grande parte essa tarefa à indústria marítima, apoiada por uma força de trabalho de cerca 1,2 milhões de marinheiros que, nos mares e oceanos, governam navios de todos os tipos e dimensões e enfrentam, por sua vez, as poderosas forças da natureza”.

Leia mais...

Inscrições para o VII Fórum Social Mundial das Migrações vão até 31 de maio

COMPARTILHE

 As inscrições para atividades do VII Fórum Social Mundial das Migrações (FSMM) podem ser feitas até o dia 31 de maio por meio de formulário online no site (http://fsmm2016.org/)

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook