A- A A+

Mulheres migrantes: entre fronteiras físicas e sociais

"Mulheres Migrantes: entre fronteiras físicas e sociais" - Resenha n° 97 - 4° trimestre de 2014 -Tuíla Botega

Tradicionalmente as mulheres ocuparam um lugar de invisibilidade nos estudos migratórios, entretanto, nas análises mais recentes, e considerando o contexto atual de globalização, a participação feminina vem ganhando cada vez mais relevância.

Mais do que aos aspectos quantitativos, tendo em vista que as mulheres representam mais da metade da população migrante do mundo, as implicações sociais, as questões de integração e tantos outros aspectos que marcam a vida e vivência das pessoas em diáspora, e que assumem uma especificidade própria no que diz respeito às mulheres, merecem a atenção.

O gênero, juntamente com outras categorias, se estabelece como um princípio classificatório que atravessa o movimento migratório e configura as oportunidades para homens e mulheres no decorrer desse processo, ou seja, desde o momento da partida, a escolha de quem vai migrar, os motivos da migração, a permanência ou o retorno ocorrem articulados numa rede de relações que envolvem gênero, parentesco e geração (ASSIS, 2011).

Clique aqui para ler o artigo completo 

Clique aqui para acessar à Resenha completa

 

NOTÍCIAS

Transfronteiriços: uma realidade contestada

COMPARTILHE

O número de trabalhadores transfronteiriços aumentou drasticamente na Suíça depois da entrada em vigor dos acordos de livre circulação de pessoas.

Leia mais...

Hong Kong needs a dedicated anti-trafficking law

COMPARTILHE

Grenville Cross says we must act, given our role as a transit and destination city for forced labour. Twenty-first century slavery, unfortunately, is very real, with the International Labour Organisation estimating that about 21 million people are trapped in forced labour, of whom 11.7 million are in Asia.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook