A- A A+

Migração internacional de retorno e mobilidade social

O trabalho “Migração internacional de retorno e mobilidade social: uma análise a partir do caso de migrantes retornados do estado de Goiás", de Tuíla Botega, foi apresentado no XII CONLAB no GT37A - Mobilidades sociais e espaciais, transformações identitárias e desigualdades sociais. O artigo traz os resultados preliminares da pesquisa de mestrado que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas da Universidade de Brasília – CEPPAC-UnB, sob a orientação do Prof. Dr. Leonardo Cavalcanti.

Resumo:
A presente pesquisa debruça-se sobre a migração internacional de retorno a partir da ótica da mobilidade social. Busca-se aferir o impacto da migração internacional sobre a trajetória ascendente ou descendente na escala social dos migrantes do estado de Goiás/GO que viveram uma experiência de migração nos Estados Unidos e que voltaram para o local de origem no período de 2008-2014. A escolha metodológica para atingir os objetivos propostos é a análise dados estatísticos secundários. Os resultados indicam que os migrantes de retorno, no Estado de Goiás, estariam em uma situação melhor se comparado com a parcela da população que não emigrou, o que podemos considerar como indicadores de uma mobilidade social ascendente. Dessa forma, parece refutar a hipótese de que o capital social e humano acumulado durante a experiência migratória não seria suficiente para garantir a mobilidade social do migrante que retorna à sociedade de origem.

O artigo completo está disponível nas Actas do Congresso (a partir da página 4181)
http://www.omeuevento.pt/Ficheiros/Livros_de_Actas_CONLAB_2015.pdf

NOTÍCIAS

Obispos de EE.UU. y México firman carta en la que piden la reforma migratoria

COMPARTILHE

Obispos católicos de la zona fronteriza de México con Texas y Nuevo México firmaron una carta en la que piden una pronta aprobación de la reforma migratoria, reveló hoy el Arzobispo de San Antonio (Texas), Gustavo García Sillar.

Leia mais...

Com mais de 17 mil estrangeiros, DF atrai refugiados e imigrantes que tentam recomeçar vida

COMPARTILHE

 A diversidade étnica e cultural, a dimensão territorial, a situação econômica e a boa receptividade dos brasileiros aos estrangeiros atraem para o País imigrantes de várias partes do mundo.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook