A- A A+

Dignidade humana e mulheres migrantes

"Dignidade humana e mulheres migrantes" - Resenha n° 101 - 4° trimestre de 2015 - Tuíla Botega 

A crescente participação das mulheres nos fluxos migratórios vem chamando cada vez mais atenção de diversos segmentos da sociedade. Os dados mais recentes das Nações Unidas (2013) remetem ao fato de que aproximadamente metade da população migrante no mundo seria composta por mulheres e que essa proporção seria ainda mais intensa nos países mais desenvolvidos, passando dos 50%.

O fenômeno da “feminização das migrações”, termo utilizado para designar essa maior visibilidade da participação das mulheres nos fluxos migratórios, evidencia formas, desdobramentos e uma diversidade de condições e circunstâncias a que enfrentam as mulheres em deslocamento. Ainda que o ato de migrar traduza uma atitude de resiliência, ou seja, um ato de protagonismo e agência onde a migração consiste em uma estratégia de busca por melhores condições de vida para si e para suas famílias, é preciso notar a outra face da moeda: a da vulnerabilidade e a da maior exposição a condições de exploração. 

Clique aqui para ler o artigo completo 

Clique aqui para acessar à Resenha completa

NOTÍCIAS

L’UNHCR CHIEDE ALTERNATIVE PIÙ SICURE ALLE PERICOLOSE TRAVERSATE VIA MARE NELLA BAIA DEL BENGALA

COMPARTILHE

Un nuovo rapporto dell’UNHCR ha rilevato che nell’anno passato i movimenti misti via mare nel Sud Est Asiatico sono stati tre volte più mortali che nel Mediterraneo – evidenziando la necessità di maggiore cooperazione tra gli Stati coinvolti nelle operazioni di salvataggio.

Leia mais...

Refugiados escolhem cada vez mais o Brasil como lar em busca de um recomeço

COMPARTILHE

 Da terra que se deixa para a que se chega, reinvenção define a vida de refugiados em Brasília. A casa, a família, o trabalho e toda uma vida no país de origem, eles guardam nas lembranças.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook