A migração não é um fenómeno novo, no entanto, a actual crise dos refugiados veio chamar a atenção para uma situação de proporções maiores do que aquelas que conhecíamos até agora, e que se apresenta complexa e urgente.
Neste contexto, muitos profissionais do setor cultural têm estado a questionar o seu papel e o das organizações culturais em que trabalham no esforço da nossa sociedade para a inclusão das pessoas que se vêem obrigadas a migrar ou forçadas a procurar asilo fora e longe dos seus países. Por onde começar? O que é preciso saber? O que fazer e como?
Com esta publicação, a Acesso Cultura pretende contribuir para colmatar algumas destas necessidades. Inclui entrevistas, um manual com recomendações, contactos úteis e referências bibliográficas e outras.
Este projeto teve o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Acesse a publicação em português ou em inglês.
Fonte: Acesso Cultura
Revista Remhu
Los Equipos de Evaluación y Respuesta Rápida de la OIM (RART por sus siglas en inglés) comenzaron a distribuir kits de artículos no alimentarios para el invierno entre los desplazados internos en Iraq cuando el año 2014 llegaba a su fin.
Leia mais...Aunque la Casa Blanca afirma que se trata de "proteger a la familia nuclear" y otras lindezas, el efecto de las reducciones en visas familiares y de diversidad sería cortar los inmigrantes legales de América Latina, Africa y Asia.
Leia mais...Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.