A- A A+

Migrações internacionais: A organização do CSEM e o Carisma Scalabriniano

No dia 18 de maio o CSEM apresentou o tema “Migrações Internacionais” por skype como parte do curso de formação Permanente das Irmãs Scalabrinianas em Chicago.

Confira abaixo trecho do relato publicado na comunicação:

Iniciamos o dia guiados pelas palavras de Deus através da Celebração Eucarística e Laudes. O tema “Migrações Internacionais”, apresentado por skype, pela equipe do CSEM Brasília- Brasil, teve início com Irmã Etra Modica que apresentou ao grupo a equipe: e do CSEM feita por Irmã Etra Modica: a diretora, Irmã Marlene Elisabete Wildner, as assessoras Sr. Melanie Illana, mscs e Tuila Botega. O Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM), tem por missão promover, produzir e difundir conhecimento científico e interdisciplinar sobre migrações e deslocamentos forçados e os processos relacionados, numa perspectiva de respeito e promoção profética da dignidade humana no sentido de um mundo justo, onde ninguém é estrangeiro.

No processo de realização pessoal, vocacional e carismático da Irmã MSCS, os migrantes não são apenas os mais necessitados, mas o lugar onde ela encontra o sentido da sua consagração religiosa. O migrante se torna, assim, o lugar teológico para a missionária scalabriniana (Documento Final do cf. XIII Capítulo Geral), como lugar de oração, de encontro com Deus, com o Cristo sofredor na pessoa daqueles que mais sofrem; um lugar de compaixão, um lugar scalabriniano, onde é formada a identidade scalabriniana. O deslocamento dos povos em movimento tem mostrado as vulnerabilidades nas quais que se manifesta na violência, abusos sexuais, o risco de morte ou como sujeitos de exploração e corrupção. Eles são submetidos a invencibilidade e deportabilidade, uma nova forma de escravidão. Estas situações representam desafios para os MSCS que devem ser testemunhas destemidos para proteger os direitos dos migrantes em qualquer raça e cultura, em frente às políticas públicas para a migração. Isto dá sentido nas obras missionárias da MSCS de afrontar as necessidades emergentes dos migrantes e refugiados no mundo contemporâneo.

Motivado pela Missão CSEM, Irmã Etra Modica sugeriu ao grupo a produção de dois diferentes projetos, um para mulheres e crianças e um segundo para refugiados.

Clique aqui para acessar a comunicação completa

Formação Permanente Chicago

Fonte: Elizabeth Pedernal

 

NOTÍCIAS

Nigeria/ Scoperta nuova "fabbrica di neonati", libere 6 minorenni

COMPARTILHE

Scorsa settimana erano state liberate altre 17 minorenni incinte.

Leia mais...

Religious Groups Share Common Goal: Assisting Immigrants

COMPARTILHE

 St. Louis is a city built on immigration – from the early French settlers, to the Germans and Irish in the 1800s, to the more modern immigration of Bosnians and Southeast Asians.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook