A- A A+

CSEM em foco

NOTÍCIAS
RELATÓRIOS
EVENTOS
CSEM em foco

Livro Migrações Internacionais

A Editora CSEM acaba de publicar mais um livro da Série Migracões: a obra Migrações Internacionais - Abordagens de Direitos Humanos", com a organização de Carmem Lussi.

REMHU 49: Migrantes no mercado de trabalho

Acaba de ser publicado o n. 49 da REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana com um dossiê sobre o tema: "Migrantes no mercado de trabalho: precarização e discriminação". Todos os artigos estão disponíveis no site SciELO Brasil (www.scielo.br/remhu).

Questionário sobre pastoral migratória

Estudo sobre práticas de pastorais em realidades locais no contexto eclesial brasileiro, a partir da experiência concreta de agentes pastorais

"O sucesso do CSEM é o sucesso de todos!"

Despedida e agradecimento à Ir. Melany Grace Illana por seu tempo de trabalho e dedicação no CSEM em Brasília. 

Perspectivas sobre a igreja italiana e migrações

A migração como desafio e como oportunidade foi uma das principais chaves de leitura da relação entre igreja italiana e migrações feita pelos participantes dos 5 seminários realizados pelo CSEM na última semana, em três dioceses italianas de Trento, Como e Messina, culminados nesta segunda-feira, dia 27 de fevereiro, com um Seminário conclusivo, em Piacenza.

Ocorreu ontem o primeiro seminário em Trento

Foi realizado ontem, dia 21 de fevereiro, o primeiro seminário de restituição, aprofundamento e análise dos dados das atividades de campo no âmbito da pesquisa realizada pelo CSEM em parceria com a Fundação MIGRANTES e com as Irmãs Missionárias Scalabrinianas na Itália sobre o impacto da migração internacional no contexto eclesial italiano.

CSEM REALIZA SEMINÁRIOS NA ITÁLIA

O CSEM está realizando uma pesquisa sobre o impacto das migrações internacionais na Igreja italiana, em parceria com a Fundação MIGRANTES e a Província Italiana das Irmãs Scalabrinianas.

Chamada para Artigos: REMHU 50 e REMHU 51

A REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (www.csem.org.br/remhu ou www.scielo.br/remhu), comunica que em Agosto de 2017 será publicado o n. 50 da revista com um DOSSIÊ sobre o tema “Dilemas éticos das migrações”.

Os muros de Donald Trump, a globalização da indiferença e o dever ético da acolhida

O fenômeno das migrações e do refúgio, nos últimos dez anos, tem mobilizado e sensibilizado a Igreja e a sociedade, seja pelos benefícios culturais, laborais e intelectuais que estes imigrantes e refugiados trazem para os países de destino, seja pelos conflitos e pelas causas que provocam estes processos migratórios.

XII ENCONTRO NACIONAL DA REDE MIR

No período de 05 a 07 de dezembro de 2016 aconteceu o XII Encontro Nacional da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados - RedeMir, em Brasília, com o tema  “Acolhida e Proteção de direitos dos Solicitantes de Refúgio, Refugiados, Migrantes e Apátridas".

REMHU 48: Mobilizações de migrantes e refugiados

Acaba de ser publicado o n. 48 da REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana com um dossiê sobre o tema: "Movimentos sociais e mobilizações de migrantes e refugiados". Todos os artigos estão disponíveis no site SciELO Brasil (www.scielo.br/remhu).

CSEM e MIGRANTES pesquisam sobre migrações na Itália

O dinamismo e a variedade que a mobilidade humana alcança nas diversas localidades ocasiona novos desafios . Em especial a Itália, uma das portas de entrada para a Europa , é um dos maiores receptores de migrantes do mundo, com 8,2% de imigrantes sobre o total da populaçao do paìs, acolheu 118.000 refugiados no ano de 2015, segundo dados do ACNUR.

REMHU: ampliação do corpo de pareceristas

A REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (Qualis A2), publicação quadrimestral do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios – CSEM, de Brasília, lança uma chamada para ampliação do corpo de pareceristas. Podem se cadastrar os(as) professores(as) / pesquisadores(as) com a titulação mínima de doutor(a) ou doutorando(a).

REMHU 47: O protagonismo dos migrantes

Acaba de sair o n. 47 da REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana com um dossiê sobre o tema: O protagonismo dos migrantes. Todos os artigos estão disponíveis no site SciELO Brasil (www.scielo.br/remhu).

Chamada para Artigos REMHU 49

A REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (www.csem.org.br/remhu ou www.scielo.br/remhu), comunica que em Abril de 2017 será publicado o n. 49 da revista com um DOSSIÊ sobre o tema “Migrações, trabalho e direitos sociais”.

“O migrante não é um problema, mas sujeito dos processos históricos"

A expressão é da missionária scalabriniana e diretora do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM), Irmã Marlene Elisabete Wildner que assessora o encontro regional das Scalabrinianas, em Jundiaí, SP.

Scalabrinianas se reúnem em torno do tema das migrações atuais para rever atuação missionária

Migrações Internacionais e refúgio: desafios recentes; Integração dos migrantes na comunidade de acolhida; Incidência e trabalho em rede em defesa dos Direitos Humanos; O migrante como lugar teológico da missão scalabriniana, serão temas de reflexão para as Irmãs Scalabrinianas que se reúnem nos próximos dias 29 de agosto a 03 de setembro em Jundiaí, São Paulo.

Participação do CSEM no VII FSMM 2016

No período de 07 a 10 de julho de 2016 aconteceu o VII Fórum Social Mundial das Migrações, na Faculdade Zumbi dos Palmares – São Paulo, com tema principal “Migrantes construindo alternativas frente à desordem e a crise global do capital".

Atividade do CSEM no VII FSMM 2016

Durante as atividades do VII Fórum Social Mundial das Migrações o CSEM irá ralizar o Seminário "Estratégias de defesa e protagonismo dos migrantes e suas famílias".

Seminário Migrações em Londrina e região

No dia 17 de Junho de 2016 aconteceu no Centro Pastoral Bom Pastor, em Londrina/PR, o “Seminário Migrações em Londrina e região – desafios e oportunidades”. 

NOTÍCIAS

CORNO D'AFRICA: 900 NUOVI ARRIVI DI RIFUGIATI PROVENIENTI DALLO YEMEN. CONTINUANO LE OPERAZIONI ALL'INTERNO DEL PAESE

COMPARTILHE

Con l'escalation del conflitto di Yemen, l’UNHCR ha registrato un aumento del numero di persone che fuggono via mare, attraverso il Golfo di Aden, alla volta dei paesi del Corno d'Africa – una rotta storicamente percorsa da rifugiati e migranti diretti in direzione opposta, cioè dal Corno d’Africa verso lo Yemen.

Leia mais...

Eslováquia não quer receber refugiados muçulmanos

COMPARTILHE

 Governo eslovaco afirma que prefere receber cristãos, já que país "não tem mesquitas" e muçulmanos "não podem se integrar". Deputado alemão diz que atitude contribui para o "fracasso da Europa".

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook