A- A A+

CSEM em foco

NOTÍCIAS
RELATÓRIOS
EVENTOS
CSEM em foco

SEGIB e OIM lançam o informe geral “Migración y Desarrollo en Iberoamérica”

idi braFoi publicado pela Secretaria Geral Iberoamericana (SEGIB) em parceria com a Organização Internacional para as migrações (OIM) o informe geral do estudo entitulado “Migración y Desarrollo en Iberoamérica”. O CSEM colaborou com o texto sobre Migrações e desenvolvimento no Brasil.

Livro "Angola é a nossa casa"

A Editora CSEM acaba de publicar mais um livro da Série Migracões: a obra "ANGOLA É A NOSSA CASA: Reintegração de retornados angolanos no Uíge vindos da República Democrática do Congo", de Paulo Inglês.

CSEM assessora reunião bienal dos membros COATNET

O CSEM apresentou, por meio de sua assessora Carmem Lussi, a reflexão teológica "Por que trabalhamos em incidência?" na reunião bienal dos membros COANET  (Christian Organisations Against Trafficking in Human Beings).

Participação do CSEM no encontro "Mujer, Incidencia y ODS"

Assessora do CSEM participou de evento promovido pela Cáritas da América Latina e Caribe sobre o protagonismo das mulheres que reuniu agentes com o objetivo de compartilhar experiências de trabalho e encorajar a incidência das mulheres.

Pesquisadora do CSEM participa de mesa redonda na UFCG

IX Semana Nacional de História da UFCG teve como objetivo principal congregar pesquisadores para apresentar e debater os resultados de seus estudos e pesquisas em torno dos diferentes modos pelos quais o tempo passado pode ser problematizado enquanto conhecimento.

A mobilidade humana nos países com presença MSCS

O CSEM acaba de publicar uma versão atualizada do relatório A MOBILIDADE HUMANA NOS PAÍSES COM PRESENÇA DE IRMÃS MISSIONÁRIAS DE SÃO CARLOS BORROMEO – SCALABRINIANASbuscando apresentar dados atuais sobre o cenário internacional da mobilidade humana, especialmente nos países em que atuam as Irmãs MSCS, a partir dos relatórios oficiais das Nações Unidas.

O CSEM apoia a Campanha da Cáritas sobre imigração e refúgio

O CSEM, Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios, apoia a Campanha da Cáritas que será lançada na próxima quarta-feira, 27 de Setembro de 2017, dedicada à sensibilização e à informação sobre imigração e refúgio.

REMHU 50: Dilemas éticos das migrações

Acaba de ser publicado o n. 50 da REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana com um dossiê sobre o tema: "Dilemas éticos das migrações". Todos os artigos estão disponíveis no site SciELO Brasil (www.scielo.br/remhu).

Chamada para artigos: REMHU n. 52-53-54 (2018)

A REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (www.csem.org.br/remhu ou www.scielo.br/remhu), comunica que em Abril de 2018 será publicado o n. 52 da revista com um Dossiê sobre o tema “MIGRANTES E REFUGIADOS NA CIDADE”.

Chamada para artigos: REMHU 51

A REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (www.csem.org.br/remhu ou www.scielo.br/remhu), comunica que em dezembro de 2017 será publicado o n. 51 da revista com um DOSSIÊ sobre o tema “Migrantes e refugiados no Mediterrâneo”

Livro Migrações Internacionais

A Editora CSEM acaba de publicar mais um livro da Série Migracões: a obra Migrações Internacionais - Abordagens de Direitos Humanos", com a organização de Carmem Lussi.

REMHU 49: Migrantes no mercado de trabalho

Acaba de ser publicado o n. 49 da REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana com um dossiê sobre o tema: "Migrantes no mercado de trabalho: precarização e discriminação". Todos os artigos estão disponíveis no site SciELO Brasil (www.scielo.br/remhu).

Questionário sobre pastoral migratória

Estudo sobre práticas de pastorais em realidades locais no contexto eclesial brasileiro, a partir da experiência concreta de agentes pastorais

"O sucesso do CSEM é o sucesso de todos!"

Despedida e agradecimento à Ir. Melany Grace Illana por seu tempo de trabalho e dedicação no CSEM em Brasília. 

Perspectivas sobre a igreja italiana e migrações

A migração como desafio e como oportunidade foi uma das principais chaves de leitura da relação entre igreja italiana e migrações feita pelos participantes dos 5 seminários realizados pelo CSEM na última semana, em três dioceses italianas de Trento, Como e Messina, culminados nesta segunda-feira, dia 27 de fevereiro, com um Seminário conclusivo, em Piacenza.

Ocorreu ontem o primeiro seminário em Trento

Foi realizado ontem, dia 21 de fevereiro, o primeiro seminário de restituição, aprofundamento e análise dos dados das atividades de campo no âmbito da pesquisa realizada pelo CSEM em parceria com a Fundação MIGRANTES e com as Irmãs Missionárias Scalabrinianas na Itália sobre o impacto da migração internacional no contexto eclesial italiano.

CSEM REALIZA SEMINÁRIOS NA ITÁLIA

O CSEM está realizando uma pesquisa sobre o impacto das migrações internacionais na Igreja italiana, em parceria com a Fundação MIGRANTES e a Província Italiana das Irmãs Scalabrinianas.

Chamada para Artigos: REMHU 50 e REMHU 51

A REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (www.csem.org.br/remhu ou www.scielo.br/remhu), comunica que em Agosto de 2017 será publicado o n. 50 da revista com um DOSSIÊ sobre o tema “Dilemas éticos das migrações”.

Os muros de Donald Trump, a globalização da indiferença e o dever ético da acolhida

O fenômeno das migrações e do refúgio, nos últimos dez anos, tem mobilizado e sensibilizado a Igreja e a sociedade, seja pelos benefícios culturais, laborais e intelectuais que estes imigrantes e refugiados trazem para os países de destino, seja pelos conflitos e pelas causas que provocam estes processos migratórios.

XII ENCONTRO NACIONAL DA REDE MIR

No período de 05 a 07 de dezembro de 2016 aconteceu o XII Encontro Nacional da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados - RedeMir, em Brasília, com o tema  “Acolhida e Proteção de direitos dos Solicitantes de Refúgio, Refugiados, Migrantes e Apátridas".

NOTÍCIAS

É cada vez maior o número de mulheres refugiadas no Brasil, aponta Cáritas

COMPARTILHE
 Entre as 3.234 pessoas atendidas pela entidade em 2016, as mulheres representavam 36% do total, mais do que o dobro dos 13% registrados em 2013. A proporção vem crescendo continuamente: em 2015, as refugiadas e solicitantes eram 27% do público que chegou à Cáritas.
 
Leia mais...

La migración de profesionales está amenazando el desarrollo de Venezuela

COMPARTILHE

 Una reciente investigación hecha por el sociólogo Iván de la Vega, profesor de la Universidad Simón Bolívar, revela que cerca de 1.200.000 venezolanos han dejado el país, la mayoría jóvenes altamente calificados en sus áreas de estudio, lo que “se está convirtiendo en un problema que va a impactar de manera negativa al país en los próximo 10 ó 15 años”, cita el diario El Universal.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook