A- A A+

Emigração Portuguesa - Relatório Estatístico 2015

Emigração Portuguesa - Relatório Estatístico 2015

Observatório da Emigração; Rede Migra Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)

Portugal apresenta, em termos migratórios, uma posição semelhante à que ocupa no plano socioeconómico mais geral, ou seja, a de um país de desenvolvimento intermédio. Dois indicadores exprimem bem essa posição: Portugal tem um PIB per capita e um índice de desenvolvimento humano com valores claramente inferiores ao dos principais países de destino da emigração com origem no seu território e superiores aos dos principais países de origem dos imigrantes que recebeu nos últimos 40 anos. Sendo, simultaneamente, origem de migrações para os polos mais desenvolvidos da Europa e destino de migrações com origem em África, América Latina e Leste europeu, Portugal tem conhecido, ao longo das últimas décadas, equilíbrios variáveis entre emigração e imigração. Um indicador sintetizará com particular clareza o recente predomínio da emigração sobre uma imigração em queda: em 2012, Portugal apresentava uma taxa de desemprego bem mais elevada do que a observada não só para os países de destino da emigração, como também nos principais países de origem da imigração

 Clique aqui para acessar o documento em Português

NOTÍCIAS

Piccoli schiavi, quei minori stranieri soli e fonte di reddito per la criminalità

COMPARTILHE

Dossier Save the children. Al mondo una vittima su 5 è un bambino o un adolescente: "schiavi invisibili", vittime di sfruttamento sessuale o lavorativo. In Italia nei primi sei mesi dell’anno raddoppiati i minori soli giunti via mare rispetto al 2015, oltre mille inseriti in programmi di protezione (7% sotto 18 anni).

Leia mais...

Lebanon: Migrant Domestic Workers With Children Deported

COMPARTILHE

Detention, Expulsion Interferes With Right to Family Life

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook