A- A A+

Portuguese Emigration Factbook 2015

 
Observatório da Emigração - OEm
 
De acordo com os dados disponíveis, em 2014 a emigração portuguesa manteve-se num patamar elevado: tal como em 2013, mais de 110 mil portugueses deixaram o país. A edição de 2015 doFactbook inclui uma sistematização dos principais dados dos censos de 2000/01 e 2010/11 sobre as características sociodemográficas das populações portuguesas imigradas nos países da OCDE. 
 
Em 2014, a emigração portuguesa manteve-se em alta. Tal como em 2013, mais de 110 mil portugueses deixaram o país. A persistência destes volumes elevados de saídas durante os últimos cinco anos teve como consequência um aumento do número de portugueses emigrados no mundo, o qual, de acordo com dados das Nações Unidas, ultrapassou em 2015 os 2,3 milhões de indivíduos. A tendência para a estabilização da emigração num patamar elevado é convergente com a evolução das remessas recebidas em Portugal entre 2013 e 2014. Enquanto nos dois anos anteriores o seu valor subiu de modo significativo, respetivamente, 13% e 10%, em 2014 o crescimento observado em termos nominais foi apenas de 1%. Esta quase estabilização fez-se, porém, com os valores nominais mais elevados de todo o período posterior à adesão ao euro.
 
NOTÍCIAS

Israel admite uso de contraceptivos em imigrantes judeus da Etiópia

COMPARTILHE

No início de dezembro, uma edição do programa Vácuo, transmitido pelo canal estatal israelense IETV provocou choque em Israel. Segundo a denúncia, diversas mulheres etíopes de origem judaica teriam sido submetidas, à revelia, a tratamentos contraceptivos que serviriam como pré-requisito para entrar no país. Inicialmente, o governo negou conhecimento ou incentivo à prática de forma veemente. Neste domingo 27, no entanto, o jornal Haaretz revelou que, pela primeira vez, um membro do governo israelense admitiu a possibilidade de que essas mulheres tenham passado pelo tratamento sem consentimento.

Leia mais...

Mais de 46 mil pessoas cruzaram o Golfo de Aden no primeiro semestre de 2013

COMPARTILHE

A Agência da ONU para Refugiados afirmou nesta terça-feira que está preocupada com o crescente número de pessoas que se arrisca atravessando de barco da África para o Iêmen. Um recorde de 46 mil chegadas na costa iemenita foi registrado no primeiro semestre de 2013.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook