A- A A+

Vidas em trânsito

Por Cláudia Guerreiro

Uma reflexão sobre os movimentos migratórios no mundo, suas causas, consequências e mudanças que transformam a realidade de muitos. Estas foram alguns dos temas tratados no Curso de Extensão Vidas em Trânsito: conhecer e refletir na perspectiva da mobilidade humana, oferecido pelo Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM) e pela Universidade de Brasília (UnB), entre os dias 5 de abril e 11 de maio, em Brasília. 

No decorrer de cinco semanas, alunos e profissionais de diferentes áreas do conhecimento tiveram a oportunidade de acompanhar as palestras feitas por especialistas no tema, aprender sobre mobilidade humana e enxergar um universo que nos é cada vez mais próximo.

Realizados aos sábados pela manhã, os módulos de aula dividiram-se em quatro temas principais: mulher migrante, migrações forçadas, tráfico de pessoas e novos fluxos migratórios. Em cada um deles eram destacados dois outros assuntos derivados, a partir dos quais eram feitas as explanações e os debates.

Com uma abordagem ampla, o Curso deu aos participantes a perspectiva de pensar as migrações sob um novo ponto de vista, mais enriquecedor, esclarecendo sobre os desafios enfrentados por aqueles que um dia escolheram deixar para trás suas raízes.

 

P1230039

 

NOTÍCIAS

México persigue migrantes hasta en terminales de autobuses

COMPARTILHE

“Esto ocurre con mayor frecuencia desde que Donald Trump es presidente de Estados Unidos”, precisa Rubén Figueroa, activista del Movimiento Migrante Mesoamericano, quien recorre periódicamente los estados del sur y sureste como vigía de los derechos humanos de los centroamericanos que buscan llegar hasta la frontera norte.

Leia mais...

Flussi migratori. Colpa delle ong?

COMPARTILHE

Le relazioni internazionali hanno sostanzialmente 3 attori: le OIG (organizzazioni internazionali governative come l'Unione Europea o le Nazioni Unite per intenderci), le OG (organizzazioni governative che sono gli Stati) e le ONG (organizzazioni non governative: da quelle con status consultivo presso l’ONU come Medici senza Frontiere sino a quella che sta nel nostro quartiere).

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook