A- A A+

Chamada de Trabalhos para o Seminário Internacional “Política Migratória e o Paradoxo da Globalização”

Resumo da Chamada:

O Seminário Internacional “Política migratória e o paradoxo da globalização” organizado pelo Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios – CSEM e pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional - PPGDSI/CEAM da Universidade de Brasília, tem como objetivo incentivar a reflexão sobre os condicionantes e as restrições aplicados àqueles que atravessam ou pretendem atravessar as fronteiras entre os países.

O caso do Brasil se faz relevante nesta discussão. Historicamente, o país é marcado pela migração internacional e, por três importantes fluxos migratórios que carecem de estudos, pesquisas e atenção de políticas públicas: 1) a entrada de imigrantes e refugiados, sejam esses documentados ou não, impulsionados pelo crescimento econômico do país e seu posicionamento internacional como potência emergente; 2) a saída de brasileiros com destino à Europa, Japão e Estados Unidos da América (esses fluxos podem ter diminuído no contexto da crise econômica e financeira de 2008, mas continuam a ser especialmente importantes); 3) o retorno de nacionais que emigraram para o exterior e que decidem voltar seja pelas dificuldades enfrentadas com a crise ou para aproveitar as novas oportunidades existentes no país.

Neste contexto, é oportuna a discussão acerca dos princípios e diretrizes em relação à gestão dos fluxos migratórios e das políticas migratórias internacionais, com vistas a orientar também as diretrizes nacionais sobre o tema, incrementando o vínculo da migração com o desenvolvimento e estimulando que os fluxos migratórios ocorram de forma regular e documentada.

Cronograma:

Envio (por email)dos resumos estendidos

Até 20 de março de 2014, 23:59h

Avaliação e comunicação (por email) de aceite aos candidatos

25 de março de 2014

Apresentação das comunicações orais com pôster

04 de abril de 2014

Clique aqui para acessar a Chamada de Trabalhos Completa 

Envio dos resumos e mais informações:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

NOTÍCIAS

Tráfico de pessoas jovens vítimas escravizadas fora do país

COMPARTILHE

O que restou para a família de Simone foi uma foto, a sensação de impotência e impunidade, além do vazio eterno ocasionado pela saudade.

Por Maria Amélia Saad

Leia mais...

Quase 500 brasileiros foram vítimas de tráfico de pessoas em seis anos

COMPARTILHE

Em seis anos, quase 500 brasileiros foram vítimas do tráfico de pessoas. Desse total, 337 casos, que representam mais de 70% dos registros feitos de 2005 a 2011, referem-se à exploração sexual.
Leia mais...

REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook