A- A A+

Migração e Globalização

Na conferência de abertura, Jorge Martinéz Pizarro traz a reflexão sobre o papel do migrante na economia dos países

Com a colaboração de Cláudia Guerreiro

Entre os dias 3 e 4 de abril, aconteceu em Brasília o Seminário Internacional: Política Migratória e o Paradoxo da Globalização. O evento, que teve o apoio do CNPQ, da FAP/DF, da SENJ/MJ, do Observatório das Migrações Internacionais e do IREL, reuniu cerca de 90 pessoas, entre estudantes, pesquisadores e interessados na temática migratória.

IMG 0015

Para a Conferência de abertura do evento, foi convidado Jorge Martinéz Pizarro, pesquisador do Centro Latinoamericano y Caribeño de Demografía (CELADE)-División de Población de la Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL), em Santiago do Chile. Pizarro abordou os aspectos econômicos e sociais da migração, esclarecendo que estes esta têm um caráter claramente multidisciplinar, ressaltando a possibilidade de uma abordagem transversal, enfocando gênero, etnia, direitos e regiões. 

IMG 0036

Pizarro mostrou também que as migrações têm relevância no desenvolvimento das regiões e que este fato pode ter perspectivas diferentes, a depender do ângulo que se observe. Por um lado, apontou um posicionamento radical que tende a criar o mito de que a migração seria um freio ao desenvolvimento e um elemento responsável pela perda de capital humano, social e demográfico em uma região. Por outro lado, existem os discursos que põem o desenvolvimento regional como um freio às migrações, gerando mais igualdade e inclusão, empregos, receita e bem-estar com menos emigração.

Ao final, o palestrante argumentou que as migrações fomentam o desenvolvimento e este fomenta as migrações, em um movimento de retroalimentação constante. Com todos estes fatores envolvidos, explicou, “nenhuma dessas situações é suficiente e explica-se por si só, mas estão todas interligadas”.

Na globalização, concluiu, “existem restrições migratórias que criam um novo paradoxo e dificultam o exame das oportunidades. Falta, acima de tudo, visibilizar as contribuições econômicas trazidas pelas migrações”. 

NOTÍCIAS

The women and men who clean London at night

COMPARTILHE

As others head home, a community of cleaners start work in insecure jobs that often leave them vulnerable to abuse.

Leia mais...

Regolamento Dublino, voto che rompe col passato e piace alle associazioni

COMPARTILHE

Soddisfazione per la riforma che interviene sul sistema di asilo. Appello al Consiglio Europeo perché accolga il voto del Parlamento. Stc: "Primo passo importante". Amnesty: "Creare sistema di vera solidarietà". Astalli: "Dall’Europa segnale di speranza". Egidio: "Affrontare il fenomeno in modo più unitario"

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook