A- A A+

Relatório Seminário Internacional

Com o objetivo de ampliar o acesso às reflexões e conteúdos discutidos no seminário internacional Política Migratória e paradoxo da globalização, que aconteceu nos dias 03 e 04 de Abril de 2014, no Auditório do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, o CSEM torna público o relatório técnico.

O evento trabalhou a temática de políticas migratórias, nacionais e internacionais, a fim de instigar a reflexão sobre os condicionantes e as restrições aplicados àqueles que atravessam as fronteiras entre os países. Dessa forma, teve como objetivo geral discutir a atual política migratória internacional a fim de propor alternativas para o aprimoramento da legislação brasileira, a partir de uma orientação pautada nos direitos humanos, considerando as diferentes realidades migratórias regionais e do Distrito Federal.

O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (PPG-DSCI-CEAM) da Universidade de Brasília e pelo o Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM), com o financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – FAP/DF e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Além disso, contou com o apoio da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça – SNJ/MJ, do Instituto de Relações Internacionais e do Laboratório de Estudos sobre Migrações Internacionais, ambos da Universidade de Brasília.

Clique aqui para acessar o relatório completo.

NOTÍCIAS

Need for advocacy programmes to victims of human trafficking

COMPARTILHE

 Human trafficking was a serious problem which should be corrected through criminal justice advocacy programmes at various levels from human rights perspective, said Prof. Kate A. Mogulescu of City University, New York, USA.

Leia mais...

Força de trabalho global conta com 150 milhões de migrantes, diz estudo da OIT

COMPARTILHE

 Documento fornece dados detalhados sobre mão de obra e migração para formuladores de políticas públicas. Estudo da Organização Internacional do Trabalho mostra que a grande maioria dos migrantes muda de país em busca de melhores oportunidades de emprego. Agência da ONU também alertou para desigualdade de gênero no trabalho doméstico, setor que possui globalmente 17% de migrantes.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook