A- A A+

“Migrações Contemporâneas: desafios e implicações sociais”

O fenômeno da Mobilidade Humana vem cobrando cada vez mais visibilidade tanto no contexto internacional quanto nacional. Trata-se de um processo complexo que abarca as dimensões demográficas, políticas, sociais, econômicas, culturais e jurídicas. Assim, pode-se afirmar que no conceito “migrações” compreendem-se diferentes grupos sociais e implicações das mais diversas com repercussões na ordem social.

Com a finalidade de promover e fomentar o aprofundamento do conhecimento acerca do fenômeno da Mobilidade Humana o “Curso de Extensão Migrações Contemporâneas – desafios e implicações sociais” foi concretizado durante os meses de Abril e Maio de 2011.

O curso teve por objetivo fornecer instrumentos para iniciar os interessados no estudo e/ou pesquisa sobre as migrações; e, para os já familiarizados com a temática, o curso se apresentarou como um espaço de troca de experiências/conhecimentos entre estudantes e professores.

A realização do curso de extensão possibilitou o reforço das relações de parceria do CSEM com professores e pesquisadores vinculados a outras instituições, mas que atuam, também, como colaboradores do centro.

Fica da parte do CSEM um agradecimento especial a cada participante do curso, à Universidade Católica de Brasília, e às Instituições apoiadoras: IMDH, PAMIG, CCB, CIAS/IBRADES e Pastoral da Mobilidade Humana da CNBB.

NOTÍCIAS

Quasi 5 milioni di italiani all'estero: tra loro i "disoccupati senza speranza"

COMPARTILHE

Rapporto Migrantes. Al primo gennaio 2017, gli italiani residenti fuori dei confini nazionali e iscritti all'Aire sono 4.973.942, l'8,2% degli oltre 60,5 milioni di residenti in Italia alla stessa data. Nel 2016 48.600 italiani nella fascia d'età tra i 18 e i 34 anni hanno lasciato l'Italia per trasferirsi all'estero

Leia mais...

Un tercio de los inmigrantes en el mundo tiene menos de 30 años, según la ONU

COMPARTILHE

 En total, la ONU calcula que hay 232 millones de personas emigradas internacionalmente, lo que representa un 3,2 por ciento del conjunto de la población mundial.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook