A- A A+

Muçulmanos da fronteira celebram o fim do mês sagrado do Ramadã

Foz do Iguaçu (PR) concentra a segunda maior comunidade árabe do país.
Mês sagrado começou no dia 10 de julho e terminou nesta quinta-feira (8).

Os muçulmanos que vivem na região de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, celebram, nesta quinta-feira (8), o fim do Ramadã, mês sagrado para a religião islâmica em todo o mundo. Um café da manhã será servido a toda a comunidade islâmica. A confraternização marca o período de sacrifício, onde os muçulmanos jejuam do nascer do sol ao pôr do sol.

A programação está marcada para começar às 7h30, na Mesquita Omar libn Al-Khatab, com orações no Templo Sagrado. Em seguida, será servido o café da manhã com doces e salgados árabes. Foz do Iguaçu, concentra a segunda maior comunidade de língua árabe do país, com cerca de 22 mil imigrantes e descendentes, atrás apenas de São Paulo (SP). O mês sagrado para o Islamismo começou no dia 10 de julho.

Durante o mês sagrado, os adeptos do islamismo – com exceção de crianças, idosos, mulheres grávidas e enfermos - jejuam e ficam proibidos de manter relações sexuais da alvorada ao entardecer. Nesta época, as mesquitas ficam cheias praticamente o dia todo para as cinco orações diárias. No início e no fim do Ramadã, os muçulmanos se reúnem para um grande café da manhã onde compartilham iguarias da cozinha árabe.

Fonte: G1 - 08.08.2013

COMPARTILHE
NOTÍCIAS

El papa pide esfuerzos para proteger y asistir a las víctimas de trata de personas

COMPARTILHE

El papa Francisco pidió hoy que ciudadanos e instituciones unan sus fuerzas para garantizar "protección y asistencia" a las víctimas de la "plaga vergonzosa" de la trata de personas.

Leia mais...

Brasil autoriza estrangeiros de países que não integram Mercosul a residir no país por até dois anos

COMPARTILHE

 Já têm esse direito migrantes da Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador. A norma é do Conselho Nacional de Imigração e considera o atual fluxo migratório de estrangeiros, sobretudo para a região Norte.

Leia mais...
BIBLIOTECA

biblioteca

O CSEM possui uma biblioteca especializada em migrações abrangendo em seu acervo aproximadamente 3 mil livros, periódicos e revistas científicas de vários países. 

Para consultar nossa biblioteca online visite o site da biblioteca e pesquise em nosso acervo.Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook