A- A A+

Muçulmanos da fronteira celebram o fim do mês sagrado do Ramadã

Foz do Iguaçu (PR) concentra a segunda maior comunidade árabe do país.
Mês sagrado começou no dia 10 de julho e terminou nesta quinta-feira (8).

Os muçulmanos que vivem na região de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, celebram, nesta quinta-feira (8), o fim do Ramadã, mês sagrado para a religião islâmica em todo o mundo. Um café da manhã será servido a toda a comunidade islâmica. A confraternização marca o período de sacrifício, onde os muçulmanos jejuam do nascer do sol ao pôr do sol.

A programação está marcada para começar às 7h30, na Mesquita Omar libn Al-Khatab, com orações no Templo Sagrado. Em seguida, será servido o café da manhã com doces e salgados árabes. Foz do Iguaçu, concentra a segunda maior comunidade de língua árabe do país, com cerca de 22 mil imigrantes e descendentes, atrás apenas de São Paulo (SP). O mês sagrado para o Islamismo começou no dia 10 de julho.

Durante o mês sagrado, os adeptos do islamismo – com exceção de crianças, idosos, mulheres grávidas e enfermos - jejuam e ficam proibidos de manter relações sexuais da alvorada ao entardecer. Nesta época, as mesquitas ficam cheias praticamente o dia todo para as cinco orações diárias. No início e no fim do Ramadã, os muçulmanos se reúnem para um grande café da manhã onde compartilham iguarias da cozinha árabe.

Fonte: G1 - 08.08.2013

COMPARTILHE
NOTÍCIAS

Israel envia migrantes africanos indesejados a outros países, aponta investigação da BBC

COMPARTILHE

 Há quase um ano, Israel tem oferecido a imigrantes africanos dinheiro e a chance de ir morar em um terceiro país considerado seguro. Mas dois homens entrevistados pela BBC afirmam que foram abandonados pelas autoridades israelenses assim que desceram do avião.

Leia mais...

IL MALAWI RIAPRE UN EX CAMPO PER RIFUGIATI PER ACCOGLIERE IL CRESCENTE NUMERO DI PERSONE IN FUGA DAL MOZAMBICO

COMPARTILHE

L'Alto Commissariato delle Nazioni Unite per i Rifugiati (UNHCR) accoglie con favore la decisione del governo del Malawi di riaprire un ex campo per rifugiati per far fronte al crescente numero di persone in fuga dal Mozambico. Circa 10mila rifugiati sono stati registrati finora nel sud del Malawi.

Leia mais...
BIBLIOTECA

biblioteca

O CSEM possui uma biblioteca especializada em migrações abrangendo em seu acervo aproximadamente 3 mil livros, periódicos e revistas científicas de vários países. 

Para consultar nossa biblioteca online visite o site da biblioteca e pesquise em nosso acervo.Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook