A- A A+

70 mil brasileiros já foram vítimas do tráfico de pessoas

Pesquisa apontou a exploração sexual como responsável por 79% dos crimes ligados a sequestro, sendo as mulheres as principais vítimas

O tráfico de pessoas gera US$ 32 bilhões por ano e faz 2,5 milhões de vítimas, segundo relatório divulgado pelo Escritório das Nações Unidas para o Combate às Drogas e ao Crime (UNODC). A pesquisa ainda revela que o crime é o terceiro mais rentável, superado apenas pelo tráfico de drogas e produtos piratas ou falsificados. Segundo o Ministério Público Federal, 70 mil brasileiros já foram levados ao exterior.

Um levantamento feito pelo mesmo órgão da ONU, em 2009, apontou a exploração sexual como responsável por 79% dos crimes ligados a seqüestro, sendo as mulheres as principais vítimas.

A pesquisadora do tema na Universidade de Brasília (UnB) Maria Lúcia Leal aponta as precárias condições de vida como características que marcam essas mulheres que se tornam vítimas dos aliciadores.

“Geralmente esse é o perfil. Um perfil de mulheres de classes populares, com uma trajetória de precarização na suas relações socais, baixa inclusão nas políticas públicas e nível de escolarização. Tem uma experiência de trabalho doméstico, foram empregadas domésticas, trabalharam em pequenos comércios, mercado informal e no mercado do sexo.”

Para entender como esse tipo de crime acontece no país, em 2002, a UnB e o Centro de Referência, Estudos e Ações sobre a Criança e Adolescente (Cecria) desenvolveram uma pesquisa que identificou 241 rotas de tráfico para o transporte de mulheres.

A Pestraf (Pesquisa sobre Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual Comercial no Brasil), como é conhecido o estudo, apontou a região Norte e Nordeste como as mais atingidas pelos trajetos.

Fonte: http://www.circuitomt.com.br/editorias/geral/19148-70-mil-brasileiros-ja-foram-vitimas-do-trafico-de-pessoas.html - 02.09.12

 

COMPARTILHE
NOTÍCIAS

UNHCR: SEI PASSI VERSO LA SOLUZIONE DELLA CRISI DEI RIFUGIATI IN EUROPA

COMPARTILHE

In vista dell’incontro dei capi di Stato e governi dell’Unione Europea (UE) con la Turchia, previsto per il 7 marzo a Bruxelles, l’UNHCR, Agenzia delle Nazioni Unite per i Rifugiati, ha rilasciato oggi una serie di raccomandazioni volte ad aiutare gli Stati a risolvere la situzione dei rifugiati in Europa.

Leia mais...

Líderes europeus defendem mudança na política de refugiados

COMPARTILHE

Em minicúpula, França, Alemanha, Itália e Espanha propõem que requerentes de asilo em países europeus possam solicitar o pedido na África. Medida quer evitar que milhares façam travessia ilegal até Europa.

Leia mais...
BIBLIOTECA

biblioteca

O CSEM possui uma biblioteca especializada em migrações abrangendo em seu acervo aproximadamente 3 mil livros, periódicos e revistas científicas de vários países. 

Para consultar nossa biblioteca online visite o site da biblioteca e pesquise em nosso acervo.Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook