A- A A+

Síria: Papa segue situação dos cristãos sequestrados

Milhares de pessoas fogem das suas casas sob pressão dos jihadistas

Cidade do Vaticano (Ecclesia) - O Vaticano revelou hoje que o Papa está a “seguir com atenção” a situação dos cristãos sequestrados e dos que foram obrigados a deixar as suas casas na Síria, perante o avanço dos jihadistas do autoproclamado ‘Estado Islâmico’.

O representante diplomático da Santa Sé em Damasco, D. Mario Zenari, revela à Rádio Vaticano que o Papa, atualmente em retiro nos arredores de Roma, tem sido “continuamente informado” sobre a situação e se tem mostrado “em sintonia com o sofrimento da população, dos cristãos em particular”.

Cerca de mil famílias abandonaram, desde segunda-feira, as suas aldeias na província de Hasakeh, na fronteira com a Turquia, de acordo com a organização ‘Human Rights Network, sediada na Suécia Assyrian.

Pelo menos 220 cristãos foram raptados por combatentes do autoproclamado Estado Islâmico em três dias de ofensiva no nordeste da Síria, assinalou um balanço atualizado feito hoje Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Os Estados Unidos e as Nações Unidas condenaram os sequestros dos cristãos e pediram a libertação dos reféns.

Em contacto com a fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre, o arquimandrita Emanuel Youkhana, da Igreja Assíria do oriente, que coordena o auxílio às comunidades cristãs na região, confirmou “a captura” de “24 famílias de Tel Gouran, 34 famílias de Tel Jazira, e 14 combatentes curdos (12 homens e duas mulheres) de Tal Hormizd”.

O prelado adiantou ainda que todos eles terão sido “levados para a aldeia sunita de Um Al-Masamier” e que, tanto quanto se sabe, “continuam vivos, tendo sido separados os homens das mulheres”.

D. Emanuel Youkhana frisou, neste contacto telefónico, a importância da difusão deste “desastre” para a “consciencialização pública” da comunidade internacional.

Fonte: Agência Ecclesia - 26.02.2015

 

COMPARTILHE
NOTÍCIAS

Inmigrantes: el ingenuo empirismo de la izquierda

COMPARTILHE

La avanzada xenófoba de la derecha es antes que todo un intento por volver inteligible la sociedad, por dotar de sentido sus procesos y, cuando se está en política, ello implica siempre la construcción de un enemigo. En la medida que ello logre ganar adeptos, como está demostrado que ocurre, los datos y toda la evidencia empírica existente no serán un arma suficiente.

Leia mais...

Projeto de lei da Duma quer simplificar obtenção de status de refugiado para ucranianos

COMPARTILHE

 Na semana passada, foi apresentado na Duma (câmara dos deputados da Rússia) um projeto de lei para simplificar o procedimento de obtenção de status de refugiado para ucranianos que deixaram suas cidades devido à crise e a violência que atingem o sudeste do país.

Leia mais...
BIBLIOTECA

biblioteca

O CSEM possui uma biblioteca especializada em migrações abrangendo em seu acervo aproximadamente 3 mil livros, periódicos e revistas científicas de vários países. 

Para consultar nossa biblioteca online visite o site da biblioteca e pesquise em nosso acervo.Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook