A- A A+

Human Rights Watch critica "intolerável passividade" da UE com imigração

Da Agência Lusa

A Human Rights Watch (HRW) criticou hoje a “intolerável passividade” da União Europeia diante da chegada de imigrantes e da morte de centenas deles. Cerca de 400 imigrantes que tentavam chegar à Itália desapareceram depois do naufrágio do barco em que viajavam pelo mar Mediterrâneo no domingo (12), segundo a ONG Save the Children e a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

As entidades acreditam que, devido às condições do mar e ao tempo decorrido desde o naufrágio, os desaparecidos tenham morrido. Eles estavam em uma embarcação que deixou a costa da Líbia no sábado (11), com 550 passageiros.

Em comunicado, a HRW, com sede em Nova York, considera que as notícias sobre 400 desaparecidos deviam obrigar a União Europeia a fazer uma vasta operação de busca e salvamento.

“Se se confirmarem as notícias em relação ao último fim de semana, trata-se de uma das maiores tragédias em uma das áreas mais perigosas do mundo para os imigrantes e solicitantes de asilo”, disse a diretora para a Europa e Ásia Central da HRW, Judith Sunderland.

A Guarda Costeira italiana informou, ontem à noite, que não foram localizados mais corpos. Apenas nove corpos de imigrantes que se afogaram após o naufrágio da embarcação em que viajavam foram encontrados, segundo contaram os sobreviventes à organização Save The Children Itália.

Judith alertou que “o número de vidas perdidas no mar aumentará se a União Europeia não atuar agora para garantir as operações de busca e salvamento no Mediterrâneo”.

A HRW também criticou a falta de preparação no acolhimento, bem como o fato de muitos países da UE terem “mostrado clara falta de vontade política para ajudar a Itália nessa responsabilidade”.

Fonte: Agência Brasil - 15.04.2015

COMPARTILHE
NOTÍCIAS

Hong Kong: ‘One Billion Rising’ protest for migrant rights

COMPARTILHE

 Up to 1,000 migrant domestic workers in synchronised dancing and manifestation demanding end to discriminatory laws and violence.

Leia mais...

Apesar da crise, imigração volta a aumentar na Europa, diz OCDE

COMPARTILHE

A queda nos fluxos de imigração legal ocorrida nos últimos anos devido à crise econômica mundial está chegando ao fim, afirma a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em seu relatório anual sobre as Perspectivas das Migrações Internacionais, divulgado nesta quarta-feira, em Bruxelas.

Marcia Bizzotto

Leia mais...
BIBLIOTECA

biblioteca

O CSEM possui uma biblioteca especializada em migrações abrangendo em seu acervo aproximadamente 3 mil livros, periódicos e revistas científicas de vários países. 

Para consultar nossa biblioteca online visite o site da biblioteca e pesquise em nosso acervo.Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook