A- A A+

100 mil portugueses podem abandonar o país em 2012

O número de jovens na população activa está a diminuir em Portugal. Os especialistas apontam a emigração como justificação do fenómeno. 100 mil pessoas abandonaram o país em 2011 e o fenómeno deverá repetir-se 2012.

José Cesário, secretário de estado para as comunidades afirmou que se assiste a um aumento da emigração para países fora da Europa como Angola, Brasil e Moçambique, de acordo com a TSF. Quanto à emigração para dentro da União Europeia (UE), na opinião do executivo português estará a haver uma diminuição por haver também um decréscimo do número de empregos nestes países.

O secretário de estado disse não acreditar que tenha havido um aumento da emigração em 2012, precisamente pela redução dos postos de trabalho disponíveis na UE. José Cesário admite, porém, que se possam repetir os números de 2011, 100 mil saídas, segundo as estimativas do Governo.

Entre Junho de 2011 e Junho de 2012, terão deixado a população activa portuguesa 65 mil jovens com idades entre os 25 e os 34 anos, o que corresponde a uma descida de 4,7% da população activa. 44 mil das 65 mil saídas registadas só no primeiro semestre de 2012, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), referidos pela TSF.

A diminuição observada foi maior entre os homens. O fenómeno relaciona-se com a emigração que tende a atingir mais o sexo masculino, que foi também o mais afectado pelo desemprego, explicou Jorge Malheiros do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, segundo a mesma Rádio.

Os números indicam que a emigração esteja a ocorrer, maioritariamente, em faixas etárias até aos “30 e poucos anos”, segundo o mesmo especialista. Pode observar-se também que o fenómeno atinge muitos jovens licenciados que “nem tentam cá”, ao concluir o ensino superior, abandonam logo o país.

Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=585509 - 22.10.12

COMPARTILHE
NOTÍCIAS

Brazil's refugee policy needs a radical overhaul in response to Venezuela's crisis

COMPARTILHE

Brazil has received 15,000 asylum claims this year, but its national asylum system hasn’t been updated since 1997 when it got 500 applications a year

Leia mais...

Il crimine non aumenta nelle aree abitate da un gran numero di immigrati, ma anzi diminuisce

COMPARTILHE

Ricerche condotte nel Regno Unito sfatano il mito immigrazione = criminalità, dimostrando come la situazione sia esattamente l’opposto.

Leia mais...
BIBLIOTECA

biblioteca

O CSEM possui uma biblioteca especializada em migrações abrangendo em seu acervo aproximadamente 3 mil livros, periódicos e revistas científicas de vários países. 

Para consultar nossa biblioteca online visite o site da biblioteca e pesquise em nosso acervo.Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook