A- A A+

Turquia ameaça União Europeia com fim do acordo sobre refugiados

Ministro turco afirma que, se exigência de visto para turcos não acabar até outubro, Turquia se verá obrigada a romper o acordo que praticamente acabou com o fluxo de migrantes para a Europa.
 

A Turquia ameaçou neste domingo (31/07) a União Europeia (UE) com o rompimento do acordo sobre refugiados se até outubro não for eliminada a exigência de visto para cidadãos turcos que desejarem viajar para países do bloco.

O ministro turco do Exterior, Mevlüt Cavusoglu, disse ao diário alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung que, se não houver a liberação da exigência de visto, a Turquia se verá obrigada a "se afastar" do acordo acertado em 18 de março.

Cavusoglu disse que o acordo funciona porque a Turquia tomou "medidas muito sérias", entre elas o combate ao tráfico de pessoas. "Mas tudo isso depende do fim da obrigatoriedade de visto para nossos cidadãos, o que também faz parte do acordo."

Ele acrescentou que o governo turco espera que seja definida uma data concreta para o prometido fim dos vistos. "Pode ser no início ou em meados de outubro, mas esperamos uma data concreta."

O acordo sobre os refugiados - junto com o fechamento da fronteira da Macedônia - praticamente acabou com o fluxo de migrantes que chegam à Europa pela chamada rota dos Bálcãs. A maioria deles tinha como destino países do norte, como a Alemanha e a Suécia.

A obrigatoriedade de visto para os cidadãos turcos deveria ter sido eliminada em julho, mas a data foi postergada porque a Turquia ainda não cumpriu todas as 72 exigências feitas pela UE, principalmente a reforma da legislação antiterrorista.

 Fonte:https://noticias.terra.com.br/turquia-ameaca-ue-com-fim-do-acordo-sobre-refugiados,7e3564fba0b63a2dfb90d8044f09314692qjchpy.html - 01.08.2016
COMPARTILHE
NOTÍCIAS

Refugee changes pressure religious groups in Canada

COMPARTILHE

Even though he has only one leg, Qassim Abdulle helps any way he can when his family visits al-Salaam mosque in Burnaby once a month to pick up roughly 30 kilograms of food.

The 55-year-old Somalian refugee, who lives in east Burnaby with his wife and six children, had his leg amputated after a robber’s stray bullet shattered the bones during a 1995 attack near the Somalian border.

Leia mais...

Organizaciones exigen fin a exclusión sanitaria de migrantes en España

COMPARTILHE

 El aborto de la inmigrante Milagros Villalobos tras denegarle la atención en un hospital público en España es el último caso que ilustra las consecuencias de la reforma sanitaria que promovió el gobierno conservador de Mariano Rajoy "para garantizar la sostenibilidad del Sistema Nacional de Salud".

Leia mais...
BIBLIOTECA

biblioteca

O CSEM possui uma biblioteca especializada em migrações abrangendo em seu acervo aproximadamente 3 mil livros, periódicos e revistas científicas de vários países. 

Para consultar nossa biblioteca online visite o site da biblioteca e pesquise em nosso acervo.Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook