A- A A+

União Europeia e Mali assinam acordo que permite regresso de refugiados

A UE está a negociar acordos semelhantes com Etiópia, Níger, Nigéria e Senegal.

A União Europeia (UE) apresenta nesta segunda-feira, 12, o acordo assinado hoje com o Mali que favorece o regresso àquele país africano dos seius cidadãos que não receberam asilo na Europa desde o início da chamada crise dos refugiados.

A UE está a negociar acordos semelhantes com Etiópia, Níger, Nigéria e Senegal.

"É a primeira vez que a UE estabelece compromissos tão precisos com um país africano sobre o regresso de requerentes de asilo cujo pedido foi recusado", informou em comunicado Bert Koenders, ministro dos Negócios Estrangeiros da Holanda, que se deslocou a Bamako para assinar o acordo.

Os países europeus criaram um fundo de dois mil milhões de dólares par ajudar financeiramente os países africanos visando atacar as causas da migração irregular e, assim,reduzir o fluxo de migrantes.

O acordo entre a União Europeia e o Mali prevê medidas de promoção do emprego jovem, de reforço das capacidades das forças de segurança e de aprofundamento da cooperação com os países vizinhos "para lutar contra as redes de traficantes de seres humanos e melhorar o controlo das fronteiras".

O número de requerentes de asilo na Europa provenientes de países africanos aumentou consideravelmente em 2014.

Os países europeus receberam 12.945 pedidos de asilo de malianos, em 2014, e 8.405 em 2015.

Fonte: VOA 12/12/2016

 

COMPARTILHE
NOTÍCIAS

Governo do Paraguai promete garantir direitos de brasiguaios investirem no país

COMPARTILHE

O presidente do Paraguai, Federico Franco, disse ontem (18) que os chamados brasiguaios (fazendeiros e empresários brasileiros que moram em território paraguaio) terão garantias de segurança para poderem investir no país.

Leia mais...

Kyenge, quattro mesi di insulti e razzismo: la vita agra del primo ministro afro-italiano

COMPARTILHE

Da "scimmia" a "prostituta", l'ininterrotta sequela di offese rivolte contro l'esponente del governo di origini congolesi da parte di parlamentari, dirigenti, amministratori, consiglieri comunali di Lega e Pdl. Con le relative "scuse" e spiegazioni "politiche"

Leia mais...
BIBLIOTECA

biblioteca

O CSEM possui uma biblioteca especializada em migrações abrangendo em seu acervo aproximadamente 3 mil livros, periódicos e revistas científicas de vários países. 

Para consultar nossa biblioteca online visite o site da biblioteca e pesquise em nosso acervo.Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook