A- A A+

UNICEF ALERTA PARA MILHÕES DE CRIANÇAS DESLOCADAS EM ÁFRICA

Mais de sete milhões de crianças estão deslocadas na África Central e Ocidental devido à violência, à pobreza e às alterações climáticas. O número é avançado num relatório divulgado esta quarta-feira pela UNICEF e corresponde, segundo a agênia da ONU, a mais de metade da totalidade dos migrantes na região.

No entanto, a maioria das crianças em questão procura refúgio noutro país africano e apenas uma em cada cinco tenta a perigosa viagem em direção à Europa.

As mudanças climáticas são uma dura realidade em muitas partes do continente africano, onde a subida das temperaturas médias, associada à crescente escassez e irregularidade das chuvas, perturbou a produção de alimentos, alastrou a fome e obrigou agricultores a abandonarem as terras.

As crianças são particularmente afetadas pelas guerras, ao perderem os pais, serem recrutadas como soldados ou obrigadas a fugir da violência.

Na República Centro-Africana, um em cada cinco habitantes foi deslocado pelo conflito entre rebeldes muçulmanos e milícias cristãs que se propaga desde 2013 e, na República Democrática do Congo, só em 2016, a guerra forçou perto de um milhão de pessoas a abandonarem as suas casas.

Fonte: pt.euronews

COMPARTILHE
NOTÍCIAS

Un reporte revela abusos sexuales generalizados en centros de detención de migrantes

COMPARTILHE

Una reciente queja a nivel federal por abuso civil interpuesta por la organización Iniciativas Comunitarias para los Migrantes en Confinamiento (CIVIC, por sus siglas en inglés) evidencia una sucesión de abusos sexuales adjudicada al Departamento de Seguridad Interior (DHS, por sus siglas en inglés) de EU. Sin embargo, es un tema que al parecer tiene sin cuidado a la administración Trump.

Leia mais...

Mujeres migrantes podrán enfrentar retos conociendo sus derechos: UNAM

COMPARTILHE

Las mujeres migrantes se enfrentan cada año a la separación de sus familias por diversos motivos, ya sea la deportación o el retorno a su país, y quedan a la deriva, sin la información necesaria para ejercer sus derechos, lo anterior quedo de manifiesto en la mesa redonda “Madres e hijos migrantes. Construyendo identidades más allá de las fronteras”.

Leia mais...
BIBLIOTECA

biblioteca

O CSEM possui uma biblioteca especializada em migrações abrangendo em seu acervo aproximadamente 3 mil livros, periódicos e revistas científicas de vários países. 

Para consultar nossa biblioteca online visite o site da biblioteca e pesquise em nosso acervo.Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook