A- A A+

UNICEF ALERTA PARA MILHÕES DE CRIANÇAS DESLOCADAS EM ÁFRICA

Mais de sete milhões de crianças estão deslocadas na África Central e Ocidental devido à violência, à pobreza e às alterações climáticas. O número é avançado num relatório divulgado esta quarta-feira pela UNICEF e corresponde, segundo a agênia da ONU, a mais de metade da totalidade dos migrantes na região.

No entanto, a maioria das crianças em questão procura refúgio noutro país africano e apenas uma em cada cinco tenta a perigosa viagem em direção à Europa.

As mudanças climáticas são uma dura realidade em muitas partes do continente africano, onde a subida das temperaturas médias, associada à crescente escassez e irregularidade das chuvas, perturbou a produção de alimentos, alastrou a fome e obrigou agricultores a abandonarem as terras.

As crianças são particularmente afetadas pelas guerras, ao perderem os pais, serem recrutadas como soldados ou obrigadas a fugir da violência.

Na República Centro-Africana, um em cada cinco habitantes foi deslocado pelo conflito entre rebeldes muçulmanos e milícias cristãs que se propaga desde 2013 e, na República Democrática do Congo, só em 2016, a guerra forçou perto de um milhão de pessoas a abandonarem as suas casas.

Fonte: pt.euronews

COMPARTILHE
NOTÍCIAS

Filipino workers still look overseas despite danger, threats

COMPARTILHE

Government claims fewer migrants a sign of growth, but critics say problems persist

Leia mais...

Brasil reforça políticas de combate ao tráfico de pessoas

COMPARTILHE

 A Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ) divulgou nesta quinta-feira (02) um balanço de atividades desenvolvidas em 2013 acerca do enfretamento ao tráfico de pessoas no Brasil.

Leia mais...
BIBLIOTECA

biblioteca

O CSEM possui uma biblioteca especializada em migrações abrangendo em seu acervo aproximadamente 3 mil livros, periódicos e revistas científicas de vários países. 

Para consultar nossa biblioteca online visite o site da biblioteca e pesquise em nosso acervo.Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook