A- A A+

Scalabrinianas se reúnem para primeira Assembleia na África

As scalabrinianas presentes na República Democrática do Congo, na África do Sul, Moçambique e Angola estão reunidas em Johannesburg para sua primeira Assembleia na África. Do Brasil, participa a Irmã Albertina Pauletti, Conselheira-Geral da Congregação.

“A África é para a congregação um continente importante”, comenta a Superiora-Geral, Ir. Neusa de Fátima Mariano. “Além de ser um espaço de desenvolvimento formativo e missionário, é um local onde poder ajudar os povos cujas nações estão em crise ou que estão ameaçadas por emergências ambientais. É terra de refugiados: pessoas desesperadas que buscam salvação na Europa e tentam sobreviver a viagens da esperança”, declara ainda a religiosa brasileira, citando Nigéria, Angola e Somália como os países que mais sofrem com a crise.

O protagonismo da África

Ir. Neusa inclui a África como uma das protagonistas da reorganização Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo.

Na Assembleia Geral realizada em novembro do ano passado em Portugal, a Superiora-Geral afirmou que a reorganização leva em consideração os fluxos migratórios atuais, com a necessidade de uma distribuição numérica dos recursos humanos e de uma itinerância, seja dos membros, seja dos tipos de serviço. “Para nós, a migração é um recurso para a humanidade, as migrações são um sinal dos tempos.”

Fonte: Radio Vaticana

COMPARTILHE
NOTÍCIAS

Norte-coreanos pagam caro e correm riscos para fugir do país

COMPARTILHE

O novo líder norte-coreano, Kim Jong-un, conseguiu frear, porém não completamente, o fluxo de refugiados do chamado "paraíso de trabalhadores". Isolado, o regime comunista vê fugitivos como traidores do Estado.

Leia mais...

Pacto político en Dinamarca para requisar bienes a los refugiados

COMPARTILHE

Gobierno y oposición acuerdan excluir de la medida los objetos de valor afectivo

Leia mais...
BIBLIOTECA

biblioteca

O CSEM possui uma biblioteca especializada em migrações abrangendo em seu acervo aproximadamente 3 mil livros, periódicos e revistas científicas de vários países. 

Para consultar nossa biblioteca online visite o site da biblioteca e pesquise em nosso acervo.Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook