A- A A+

Scalabrinianas se reúnem para primeira Assembleia na África

As scalabrinianas presentes na República Democrática do Congo, na África do Sul, Moçambique e Angola estão reunidas em Johannesburg para sua primeira Assembleia na África. Do Brasil, participa a Irmã Albertina Pauletti, Conselheira-Geral da Congregação.

“A África é para a congregação um continente importante”, comenta a Superiora-Geral, Ir. Neusa de Fátima Mariano. “Além de ser um espaço de desenvolvimento formativo e missionário, é um local onde poder ajudar os povos cujas nações estão em crise ou que estão ameaçadas por emergências ambientais. É terra de refugiados: pessoas desesperadas que buscam salvação na Europa e tentam sobreviver a viagens da esperança”, declara ainda a religiosa brasileira, citando Nigéria, Angola e Somália como os países que mais sofrem com a crise.

O protagonismo da África

Ir. Neusa inclui a África como uma das protagonistas da reorganização Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo.

Na Assembleia Geral realizada em novembro do ano passado em Portugal, a Superiora-Geral afirmou que a reorganização leva em consideração os fluxos migratórios atuais, com a necessidade de uma distribuição numérica dos recursos humanos e de uma itinerância, seja dos membros, seja dos tipos de serviço. “Para nós, a migração é um recurso para a humanidade, as migrações são um sinal dos tempos.”

Fonte: Radio Vaticana

COMPARTILHE
NOTÍCIAS

Mujeres migrantes, base para políticas públicas

COMPARTILHE

Este año el Instituto Nacional de las Mujeres prepara la tercera edición del concurso “Mujer Migrante, cuéntame tu historia”, cuya finalidad es conocer las situaciones que viven las mujeres migrantes desde que salen de su país, el trayecto y a qué se enfrentan cuando van a otro lugar.

Leia mais...

Tratta e sfruttamento. Save the Children: "2400 vittime in Italia"

COMPARTILHE

Record negativo in Europa. Molti i minori, coinvolti in sfruttamento sessuale, lavorativo, accattonaggio e attività illegali. Il dossier “I piccoli schiavi invisibili 2013”

Leia mais...
BIBLIOTECA

biblioteca

O CSEM possui uma biblioteca especializada em migrações abrangendo em seu acervo aproximadamente 3 mil livros, periódicos e revistas científicas de vários países. 

Para consultar nossa biblioteca online visite o site da biblioteca e pesquise em nosso acervo.Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook