A- A A+

Cáritas América Latina e Caribe realiza encontro com ênfase no protagonismo das mulheres

Com o tema “Mulheres, segurança alimentar, erradicação da pobreza e incidência”, acontece na Cidade do Panamá, o encontro que reúne agentes Cáritas da América Latina e Caribe com o objetivo de compartilhar experiências de trabalho e encorajar a incidência das mulheres no contexto da segurança alimentar e da erradicação da pobreza.

Participam deste momento mulheres das quatro regiões da América Latina e do Caribe (Bolivariana, Cone Sul, Camex e Caribe), que trabalham nas pastorais sociais de seus países, além de membros da diretoria da Cáritas. A assessora nacional da Cáritas Brasileira, Cristina dos Anjos, destaca quais são as contribuições que o Brasil leva para o encontro. “O Brasil contribui com a sua importante experiência na linha da segurança alimentar, equidade de gênero, enfrentamento da pobreza e também com as ações feitas pela Cáritas ao longo dos anos, como a economia solidária, catadoras e catadores de materiais recicláveis e as ações na região amazônica”.

Durante três dias, os participantes do encontro vão se dedicam à análise da realidade das mulheres no contexto dos diferentes países da região, o progresso e os desafios em matéria de Segurança Alimentar, Saúde, Migração, Incidência Política e Violência.

A reunião convocada pela Secretaria de Cáritas América Latina e Caribe (SELACC) e pelo Departamento de Justiça e Solidariedade (DEJUSOL) também busca formar e capacitar uma equipe regional sobre incidência política e equidade de gênero, encorajando a integração das mulheres.

Além disso, há um espaço para discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que pertencem à Agenda 2030, da qual a Cáritas participa. “O evento nos desafia a avançar no dialogo e aprofundamento sobre as ODS em definições de estratégias de implementação e monitoramento dessas ações”, afirma Cristina dos Anjos. O encontro que teve início dia 6 de outubro se conclui nesta quarta-feira, 8 de outubro. 

Fonte: Caritas

COMPARTILHE
NOTÍCIAS

Paesi del Golfo Persico: 2,4 milioni di schiavi?

COMPARTILHE

I lavoratori stranieri nei Paesi del Golfo Persico sono 18 milioni su una popolazione di 42 milioni di persone

Leia mais...

Regno Unito: sempre più bambini richiedenti asilo non sono creduti e vengono classificati come adulti, rischiando abusi e violenze

COMPARTILHE

Denunce dalle associazioni in difesa dei fanciulli per le gravi violazioni dei diritti dei bambini che vengono trattati da adulti senza alcun riguardo per il loro status.

Leia mais...
BIBLIOTECA

biblioteca

O CSEM possui uma biblioteca especializada em migrações abrangendo em seu acervo aproximadamente 3 mil livros, periódicos e revistas científicas de vários países. 

Para consultar nossa biblioteca online visite o site da biblioteca e pesquise em nosso acervo.Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook