A VIDA CONSAGRADA ATRAVÉS DO GRITO DAS MIGRAÇÕES FORÇADAS

Já está disponível neste site para download gratuito o quarto volume da Série Ecumene, com estudos e testemunhos sobre a vida consagrada e os desafios da mobilidade humana, organizado por Pe. Conrado Zepeda, Pe. Jorge Costadoat – Jesuítas e Ir. María Eugenia Vazquez, Missionária Scalabriniana.

Nesse volume o Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM), em conjunto com a Confederação de Religiosos e Religiosas da América Latina e do Caribe (CLAR), publica reflexões encarnada que visam favorecer a escuta do grito de Deus nas migrações forçadas e a busca por respostas da vida religiosa na América Latina. Estes clamores refletem-se de forma única e diversa nos vários artigos reunidos neste livro de teologia da mobilidade humana. Os artigos apresentam as migrações forçadas em perspectiva teológica, bíblica e humana, atravessadas por aqueles gritos que surgem da realidade e interpelam a vida religiosa.

De acordo com o Secretário Adjunto da CLAR, padre Israel Arévalo, esta obra, como as demais que foram publicadas anualmente pela Série Ecumene, cada ano cm um tema diferente, “oferece conteúdos, interpretações de sentido e perspectivas para ampliar a formação e sensibilizar as mentes e os corações dos líderes da Igreja e da sociedade”. Os artigos de especialistas sobre a teologia da mobilidade humana, que estudam e/ou que atuam junto a migrantes e refugiados, constituem um impulso importante para que a Igreja promova o acolhimento e os cuidados de que necessitam os protagonistas destes fluxos e a formulação de respostas concretas, abertas a envolver todas as pessoas das comunidades cristãs, e não apenas as que migram.

Os precedentes volumes da Série Ecumene estão disponíveis em português e em espanhol:

2021 – Hospitalidade, comunidade cristã e mobilidade humana

2022 – Bíblia e migrações

2023 – Convivendo na pluralidade religiosa e migratória

Espera-se que esta obra, em português e espanhol, disponível para distribuição digital gratuita, sirva de apoio e motivação para as igrejas locais e as congregações religiosas.

DOI:  doi.org/10.61301/isbn.978-65-85775-06-9.2024.v04.240p

Pular para o conteúdo