A III Conferência Internacional do CSEM tem como título: Diálogos para compreender, humanizar e valorizar as pessoas em mobilidade e se propõe a analisar e debater as tendências migratórias a partir de perspectivas acadêmicas, da sociedade civil, dos coletivos de migrantes e das entidades governamentais, promovendo um entendimento abrangente e multidimensional das migrações contemporâneas, tanto as Sul-Norte quanto as migrações Sul-Sul.
Ocorrerá nos dias 19 a 22 de maio de 2025, em Brasília, Brasil.
Evento bilíngue (português e inglês)
Análise das tendências migratórias contemporâneas (Sul-Norte e Sul-Sul).
Espaço para troca de experiências e construção de conhecimento inclusivo.
Promoção de políticas públicas centradas nos direitos dos migrantes.
Objetivo Geral:
Promover uma compreensão e discussão qualificada, ampla e multidimensional das migrações e refúgio contemporâneos (fluxos Sul-Norte e Sul-Sul) com a participação ativa de acadêmicos, agentes sociais, pastorais, coletivos de migrantes e refugiados, sociedade civil, organismos internacionais e governo.
Resultados Esperados:
- Fortalecer redes e compartilhar experiências das conferências anteriores.
- Criar e consolidar redes de colaboração entre todos os atores envolvidos.
- Incentivar estudos inovadores sobre migração com foco em direitos humanos.
- Estabelecer um legado duradouro de ações colaborativas.
- Produzir e divulgar o Documento Final visando causar impacto na sociedade.
Metodologia da Conferência:
A conferência contará com mesas redondas que discutirão tendências migratórias globais e outras chaves de leitura para entender migração e refúgio. As conferências principais abordarão o protagonismo e a agência dos migrantes, enquanto os Grupos de Trabalho e Colóquios promoverão a troca de saberes entre acadêmicos, migrantes e demais atores. O evento culminará em um documento final, refletindo as discussões e propondo ações concretas, com potencial impacto nas políticas migratórias e nos direitos humanos.
Assim como nas edições anteriores, a Conferência Internacional do CSEM busca ser espaço de conhecimento, de trocas e de diálogo que tenha incidência sobre as atuações de diversos seguimentos sociais a favor e pelas pessoas migrantes e refugiadas.