Nossas redes sociais

MIGRAÇÕES COMO LUGAR TEOLÓGICO: CSEM anuncia Edital para o volume n. 5 da Série Ecumene

Sob o título “Migrações como lugar teológico”, o CSEM, em parceria com a CLAR, abre chamada de artigos para o volume n. 5 da Série Ecumene. A obra será produzida em 2024, com previsão de lançamento no início de 2025. O tema visa analisar a migração como um lugar teológico. Os textos podem ser enviados em espanhol ou em português, de acordo com o formato e os critérios estabelecidos no Edital. A Editora CSEM solicita pré-inscrições com breve resumo da ideia do artigo.

De acordo com o Edital, as migrações, os espaços fronteiriços e a busca por refúgio, por exemplo, são “um lugar epistêmico e vital a partir do qual os corpos devem ser reconhecidos e pensados ​​como sujeitos. Sujeitxs que vivenciam racismo, homolesbotransfobia, violência física e sexual, além de múltiplas outras situações em que suas corporeidades são consideradas descartáveis ​​ou ‘corpos lixo’ que ninguém reivindica, indo parar em fossas subterrâneas, assim como o corpo torturado, violentado e assassinado de Jesus de Nazaré”.

Pensar a mobilidade humana como lugar teológico é aceitar o desafio posto às igrejas e à própria teologia, para entender e interpretar as vivências humanas nessas trajetórias, assim como “compreender os corpos, e especialmente o corpo de Cristo encarnado nos corpos das diversas sexualidades LGBTTTIQ+, das mulheres que sofrem violações sexuais em trânsito migratório, os corpos vítimas de tráfico e/ou prostituição, os corpos de pessoas sexualmente diversas que sofrem violações, os corpos escravizados pelo tráfico de drogas ou por gangues criminosas. Até a cristologia deve ser elaborada a partir da epistemologia dos corpos migrantes como lugar teológico”. 

Essa é a proposta de reflexão que queremos apresentar nesta edição. 

Acesse e compartilhe!

Pular para o conteúdo