O CSEM está recebendo propostas de artigos a serem publicado no volume 6 da Série Ecumene, que publica obras de teologia da mobilidade humana, todos os anos. Os Ebooks são lançados em meados do ano, sempre em português espanhol, e agora também em inglês, ao mesmo tempo. Os textos são avaliados por pares e as normas para os autores encontram-se nesse link: https://remhu.csem.org.br/index.php/remhu/about/submissions. Mais informações estão detalhadas no Edital, disponível em português, espanhol e inglês.
Os organizadores do volume, Roberto Marinucci, Editor-chefe da Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana – REMHU e Jennifer Gómez Torres – Universidade Pontifícia Comillas Madrid (Espanha), na apresentação do volume que consta no edital afirmam: “A mobilidade humana, independentemente de sua tipologia, também inclui a migração de suas cosmovisões religiosas. Deus não precisa de passaporte (Levitt, 2007a, 2007b). Com as pessoas migrantes migram também suas crenças e suas práticas religiosas. Mas qual é o impacto do processo migratório nas crenças e nas práticas individuais e comunitárias das pessoas?” O Volume será publicado em 2026, no I semestre, e trará textos inéditos que pensem a mobilidade humana e a mudança religiosa.
Durante a 3ª Conferência Internacional de Migração e Refúgio – ICoMiR, que o CSEM realizará entre os dias 19 e 22 de maio deste ano, em Brasília, com o tema Dialogues to understand, humanize and value people on the move (site do evento), será lançado o volume 5 da Série, sobre mobilidade humana como lugar teológico.
A Série Ecumene é um projeto do CSEM, que conta com a parceria da Confederação Latino-americana de Religiosos – CLAR; visa produzir e divulgar estudos inéditos que pensam a partir da fé e do compromisso a compreensão e o enfrentamento dos desafios que a mobilidade humana apresenta hoje às igrejas e à sociedade como um todo. Todos os volumes constam também com textos de análise do tema, estudos bíblicos e teológicos, inclusive com abordagens interdisciplinares.
O CSEM convida teólogas e teólogos, especialmente a participarem dessa iniciativa, em que a teologia exerce uma missão ímpar a serviço da vida, da fé e dos direitos humanos, somando-se e nutrindo o compromisso de tantos homens e mulheres que se doam no atendimento direto e indireto a essa população.