O Governo do Brasil, por solicitação do ACNUR, aceitou ser o país anfitrião do evento ministerial “Cartagena +30” que ocorreu nos dias 2 e 3 de dezembro de 2014, em Brasília. O evento foi realizado no âmbito da comemoração do 30º Aniversário da Declaração de Cartagena sobre Refugiados de 1984.
“Cartagena +30” propiciou uma plataforma para que os governos, ACNUR, a sociedade civil e outros órgãos internacionais, reflitam sobre os progressos e desafios de proteção que o continente enfrenta atualmente, os vazios existentes no regime contemporâneo de proteção internacional e sobre como abordá-los de forma pragmática, flexível e inovadora.
No encerramento do evento foram aprovados a nova Declaração e o Plano de Ação do Brasil para os refugiados, deslocados e apátridas. Ambos os documentos constituem um marco inovador, pragmático e flexível de cooperação internacional e solidariedade para dar resposta aos objetivos de proteção mediante programas e soluções sustentáveis durante a próxima década nas Américas.
Nesse evento, o CSEM esteve representado por Elizabeth Ruano, quem também representa a instituição no Conselho de Acompanhamento da Sociedade Civil (CASC-Migrante). Para o CSEM, a participação em Cartagena +30 ratifica os objetivos institucionais em defesa dos direitos das pessoas em mobilidade.
and stay up to date with CSEM's activities
CSEM is an international institution that aims to foster, produce and disseminate scientific and interdisciplinary knowledge on migration, forced displacement and related processes, with an emphasis on valuing the role of the migrant.
SRTV/N Ed. Brasília Radio Center
Cj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
Brasília - DF / Brazil
ZIP CODE: 70719-900
+55 61 99924-8062