NÚCLEO DURO

O Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios definiu o Protagonismo dos(as) migrantes e refugiados(as) como Núcleo duro para seu Programa de Pesquisas, sendo este o princípio condutor temático e metodológico para a elaboração e a execução de Pesquisas e estudos.

A adoção de um Núcleo duro contribui para uma maior especificidade e favorece o rigor e a qualidade dos processos e dos resultados que o CSEM se propõe alcançar, perante o grande leque de possibilidades que os estudos migratórios contemplam, além de pressupor uma continuidade no tempo e no estudo de um tema de interesse.

Está ancorado na promoção e defesa da vida e da dignidade humana dos sujeitos em situação de mobilidade, sua capacidade de resiliência, de resistência e de incidência, em nível micro e macroestrutural. Compreende também a agency dos sujeitos, sua capacidade e potencialidade de atuar, incidir e transformar os fatos e os significados, interpretar desafios e tomar decisões para si e para os seus e participar dos processos das sociedades nas quais passa a fazer parte.

A adoção do Núcleo duro pelo Protagonismo dos(as) migrantes e refugiados(as) segue conceitual e estrategicamente a opção institucional que rege o CSEM, que é o Carisma da congregação das Irmãs Missionárias Scalabrinianas (MSCS), que tem nos migrantes e refugiados, especialmente os que passam por situação de vulnerabilidade, seu foco de ação e interesse.

Acesse abaixo a íntegra do documento nas seguintes línguas:

Pular para o conteúdo