O Governo do Brasil, por solicitação do ACNUR, aceitou ser o país anfitrião do evento ministerial “Cartagena +30” que ocorreu nos dias 2 e 3 de dezembro de 2014, em Brasília. O evento foi realizado no âmbito da comemoração do 30º Aniversário da Declaração de Cartagena sobre Refugiados de 1984.
“Cartagena +30” propiciou uma plataforma para que os governos, ACNUR, a sociedade civil e outros órgãos internacionais, reflitam sobre os progressos e desafios de proteção que o continente enfrenta atualmente, os vazios existentes no regime contemporâneo de proteção internacional e sobre como abordá-los de forma pragmática, flexível e inovadora.
No encerramento do evento foram aprovados a nova Declaração e o Plano de Ação do Brasil para os refugiados, deslocados e apátridas. Ambos os documentos constituem um marco inovador, pragmático e flexível de cooperação internacional e solidariedade para dar resposta aos objetivos de proteção mediante programas e soluções sustentáveis durante a próxima década nas Américas.
Nesse evento, o CSEM esteve representado por Elizabeth Ruano, quem também representa a instituição no Conselho de Acompanhamento da Sociedade Civil (CASC-Migrante). Para o CSEM, a participação em Cartagena +30 ratifica os objetivos institucionais em defesa dos direitos das pessoas em mobilidade.
e fique por dentro das atividades do CSEM
O CSEM é uma instituição internacional que visa fomentar, produzir e disseminar conhecimentos científicos e interdisciplinares sobre migrações, deslocamentos forçados e processos afins, com ênfase numa abordagem de valorização do protagonismo do migrante.
SRTV/N Ed. Brasília Radio Center
Cj. P – Qd. 702 – Sobrelojas 01/02
Brasília – DF / Brasil
CEP: 70719-900
+55 61 99924-8062